segunda-feira, 21 de março de 2011

VIA-SACRA PAROQUIAL 2011

No último dia 13 de março a paróquia de São Félix de Cantalício, em Pacatuba, realizou a 3ª via-sacra paroquial. Na verdade é um dia de retiro onde o povo de toda a paróquia se encontra para meditar o tema da CF e viver melhor o tempo presente.
Esse ano tivemos a assessoria de Pe. Nanai que nos fez meditar muito bem o tema “a fraternidade e a vida no planeta”. Por coincidência havia lixo lá no Alto do Cruzeiro por motivo de uma festa que proporcionamos há uns dias atrás eserviu para trabalhar enquanto oficina o tema sujerido pela campanha. Foi um dia de graça. Por volta das 15h saimos em procissão rezando a via-sacra pela estrada até a cidade, um percurso de 7km aproximadamente, e concluimos com a celebração Eucarística na praça N. Sra. de Lourdes em Pacatuba.
A participação das comunidades é muito expressiva: eramos mais de quinze comunidades representadas por jovens, crianças, adultos, idosos, cristãos sedentos que partilhamos, ao longo do dia, o amor de Deus e no fim do dia experimentando a oração da via-sacra envolvendo todas as comunidades sendo: cada estação uma comunidade assumiu a articulação e animação. A 10ª estação, providencialmente foi em frente a lixeira da cidade que fica na estrada de acesso a boa parte dos povoados do município; ali junto aos urubus, fogo, fumaça, lixo, poluição, descaso... rezamos a Deus pedindo força para continuar lutando por um mundo melhor.
Como gesto concreto paroquial, fizemos um abaixo-assinado solicitando do poder público municipal providencias para com a lixeira e nos comprometemos em nos esforçarmos mais para evitar tanta poluição.
Eis algumas fotos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário